Sindicato quer discutir Atividade Delegada na GCM

gcmO secretário da SSU - Secretaria de Segurança Urbana, em reunião com a Diretoria do SINDSERV, quando vários assuntos foram abordados,  citou haver um estudo quanto à possibilidade de criação de Atividade Delegada para a GCM, através da qual o Guarda trabalharia na folga, com complemento salarial, nos moldes do que ocorre na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Como se tratou de um diálogo inicial, nossa Diretoria solicitou, caso o estudo se mantenha, a apresentação de uma proposta formal, tendo em vista que este tema demanda uma melhor avaliação e um profundo debate com os trabalhadores.

À princípio, o SINDSERV considera que o trabalho do GCM exige um período de folga que lhe garanta a recuperação física e emocional, permitindo que o serviço seja prestado com maior eficiência. Porém, sabemos que os baixos salários obrigam a realização de trabalhos extras, conhecidos como "bicos".

A partir deste princípio, cremos que o quadro ideal é o da valorização efetiva do trabalho do GCM, com a construção de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários compatíveis com a importância e a previsão dos riscos iminentes do desempenho desta função. Porém, não vamos nos furtar a debater e aprofundar esta discussão com a categoria.

Assim, caso seja apresentada uma proposta formal pela SSU, devemos estabelecer um processo de debate e de decisão por parte dos trabalhadores.

 

LEIA TAMBÉM:

Pesquise